Radius: Off
Radius:
km Set radius for geolocation
Search

MEI precisa de contador? Eis a questão!

MEI precisa de contador? Eis a questão!

Uma coisa não podemos negar: nos últimos anos, o número de microempresas (microempreendedores individuais) disparou e muitas pessoas têm procurado o Portal do Empreendedor (MEI) para abrir empresas e obter CNPJ. A pergunta que muitos empreendedores se fazem no início de carreira é: MEI precisa de contador? Preciso contratar um contador para me ajudar a abrir e regularizar o meu MEI?

  • Requisitos para empresas que pretendam cooperar com a pessoa jurídica (PJ) que emitiu a fatura;
  • Prestadores de serviços que desejam formalizar-se para ter vantagens e mostrar profissionalismo;
  • Elevada taxa de desemprego e insegurança no trabalho na situação atual;
  • Motivação pessoal para assumir.

Se você se enquadrar em alguma das categorias acima, saiba que neste artigo revelaremos que muitos microempresários ou pessoas que desejam ingressar formalmente no MEI devem saber: O MEI precisa de contador? Quer descobrir?

De acordo com os dados divulgados pelo Indicadores de registro da Serasa Experian, só em 2019, estima-se que 2.381.525 pessoas tenham oficialmente se tornado MEIs.

Esse número é muito alto, não acha? Portanto, cada vez mais pessoas procuram informações relevantes sobre o micro empreendedor individual.

Veja o mais importante:

  • Hoje para ser MEI o faturamento anual no máximo não pode ultrapassar 81 mil reais;
  • É extremamente proibido que o MEI participe de outras empresas seja como sócio, titular ou administrador dos negócios;
  • Além disso, o MEI só pode formalizar e contratar apenas 01 funcionário;
  • O trabalho deste contratado deve ser encaixar ao perfil da empresa;
  • MEI não precisa de contador, essa não é uma obrigatoriedade.

Mesmo sendo um cidadão portador do MEI você tem direito a alguns benefícios previdenciários segurados pelo o INSS, tais como:

  • Aposentadoria;
  • Simples Nacional;
  • Auxílio maternidade;
  • Concessão de crédito através do seu CNPJ.

Eis a pergunta que não quer calar: MEI precisa de contador?

MEI precisa de contador? Eis a questão!

A resposta é: Não, o MEI não precisa de um contador para se sustentar, contratar funcionários ou abrir uma empresa. No entanto, é importante ressaltar que podemos usar os serviços de um contador como um guia.

Em qualquer caso, seja no plano pessoal ou profissional, não se esqueça que a gestão financeira do MEI deve receber a devida atenção.

Para evitar problemas, concentre-se na gestão eficiente e preste muita atenção aos principais erros cometidos pelo MEIs e evite-os.

Na Lei nº 128/2008 sobre a questão do microempreendedor individual, não há dispositivo que obrigue a MEI a contratar serviços contábeis ou de manutenção contábil para empresas não superiores a R$ 81.000,00 (oito mil reais) por ano, pois pode ser aprovado O Simples Nacional arrecada impostos da conta em valores fixos e mensais.

Você como MEI não vai precisar de contador, mas deve manter suas obrigações legais em dia

Agora você já entendeu se o MEI precisa de contador. Saiba que não mas este método também tem obrigações a cumprir. Por exemplo, você precisa fazer uma declaração MEI de sua renda todos os anos. Além disso, vale lembrar que a MEI é obrigada a emitir nota fiscal eletrônica para pessoas jurídicas.

Para o seguinte, consulte as informações no Portal do Empreendedor:

  • O MEI ficará dispensado de emitir faturas para consumidores individuais, mas quando o destinatário dos bens ou serviços for outra empresa, ele será obrigada a emitir fatura, a menos que o destinatário emita fatura.
  • O MEI não é obrigado a emitir nota fiscal eletrônica-NF-e, mesmo que seja vendida entre estados, a menos que seja necessário, ele pode ser selecionado. (Resolução CGSN nº 140 2018, artigo 106, § 1º). “

A única coisa importante que o MEI deve ficar atento mensalmente é o pagamento do imposto chamado DAS.

Em o que a Assessoria Contábil pode ajudar ao MEI?

Se você é membro da MEI, deve levar em consideração diversos fatores ao contratar ou não um departamento de contabilidade (online ou não) para colaborar com sua empresa. Esses fatores incluem:

  • Desde do início é importante estimular uma excelente saúde financeira e a assessoria pode te ajudar nisso, devido a experiência que ela tem no mercado;
  • Ajuda a elaborar e entender de maneira pontual e estratégica todo o seu financeiro;
  • Vai te orientar em todos os procedimentos;
  • Poderá considerar o contador como um parceiro de negócios. Sempre que algo esteja fora do padrão poderá pedir orientação.
  • Você não correrá o risco de cometer erros em seu depoimento por falta de experiência e será punido por isso.
  • Inicie a cooperação com a empresa. Para muitas pessoas, o período mais difícil é que a abertura de uma empresa exige procedimentos diferenciados.
  • Relatórios e analise simplificadas que você entenderá melhor.

Empresa que é SIMPLES NACIONAL precisa de um contador?

Conforme mencionado anteriormente, não há exigência legal para abertura de CNPJ por meio da contabilidade.

Porém, por se tratar de um procedimento bastante burocrático, é altamente recomendável o auxílio de um profissional, pois além de otimizar o processo, também evita problemas futuros.

Por esses motivos, você precisa de um contador para abrir uma empresa.

No que diz respeito ao Simples Nacional, isso é especialmente verdadeiro, e você deve ter muito cuidado. Para se ter uma ideia, qualquer informação errada pode atrasar a conclusão do processo em vários meses. No entanto, com bons serviços de contabilidade, você não precisa se preocupar com nada disso.

Por que o contador é importante neste processo?

Independente se MEI precisa de contador ou Simples Nacional precisa de contador, devemos nos atentar não na obrigatoriedade, mas na importância desse profissional para abrir uma empresa. Vale lembrar que a lei exige que os serviços de contabilidade sejam prestados mensalmente, principalmente para o pequeno empresário, e devem ser realizados durante todo o ciclo de vida do seu CNPJ.

Este profissional será responsável por manter a contabilidade e certificar o cumprimento de todas as obrigações fiscais, além de atuar como um importante consultor para o seu negócio e orientar sobre fluxo de caixa, investimentos, planejamento tributário, etc.

Para tudo isso, o apoio contábil foi obtido desde a primeira etapa, que é a garantia de que tudo será executado corretamente e dentro dos requisitos legais.

Além disso, como um empreendedor inexperiente, o contador vai te ajudar a entender todos os processos e te orientar como você deve agir dentro dos processos, visto que sabemos que por mais que não seja uma obrigatoriedade, você deve cumprir todos os documentos solicitados para abertura de um MEI.

Empreender é um desafio

Além de toda essa questão burocrática da formação da empresa como MEI, Simples Nacional ou qualquer outro meio, é preciso também se atentar a outros desafios na vida de empreendedor. Por este motivo, temos outros conteúdos que vão te ajudar bastante nesta jornada, leia agora os artigos 5 melhores livros para empreendedores iniciantes e 10 filmes para empreendedor que você precisa assistir. Boa sorte!