Quanto custa estar na primeira página do Google?

Todas as empresas e negócios têm um sonho em comum: estar na primeira página do Google. Esse não é um objetivo fácil de ser alcançado e estar nessa posição significa muito para qualquer site que queira se destacar e estar à frente de seus concorrentes na internet.

A disputa por um lugar na primeira página do Google é muito acirrada entre as empresas, sejam elas online ou negócios locais. Isso ocorre especialmente pelo fato de que os usuários quase nunca passam para a próxima página do Google quando fazem alguma pesquisa no seu cotidiano. Nesse contexto, este é um artigo especial para falar sobre como você pode chegar a ocupar a primeira página do Google, aplicando algumas estratégias de marketing digital e técnicas que tornam mais fácil a vida do seu público-alvo quando estiverem pesquisando por produtos disponíveis na sua loja. Veja essas poderosas dicas:

  1. Busca Orgânica (SEO)
  2. Presença Digital
  3. Google Ads
  4. Google Meu Negócio
  5. Portal AZim
  6. Partiu primeira página do Google!

1. Busca Orgânica (SEO)

A busca orgânica pode ser explicada facilmente com um exemplo de situação comum no cotidiano, quando é feita uma pesquisa no Google. Nesse momento, o usuário vai ter uma série de opções de sites para clicar e acessar. Isso é a busca orgânica! Essa forma de aproximação se diferencia dos anúncios patrocinados, onde você paga para poder ter uma página em destaque no buscador. Mas como você consegue chegar na primeira página do Google sem pagar altos valores? Isso é possível em um negócio local?

Antes de tudo, tenha em mente que esse processo não é fácil e demanda muito esforço. Mas, acima de tudo, demanda paciência pois você não vai chegar ao topo da noite para o dia. Mesmo que seja um método mais barato, ainda existem investimentos nesse meio e um deles é no SEO (Search Engine Optimization).

Ao falar em SEO, trata-se de uma estratégia de marketing digital muito usada para promover o tráfego orgânico de usuários em sites e blogs. Essa técnica é aplicada desde o começo da programação do site, quando ele ainda está sendo desenvolvido. É preciso ter um planejamento e visão muito ampliada de qual é o objetivo daquela página web e de quais são os clientes que ela pretende fisgar. A meta aqui não é correr atrás dos clientes, mas sim atraí-los até sua isca.

No caso de um negócio local, onde uma loja vende presencialmente mas mantém seu catálogo de produtos online por exemplo, é possível aplicar SEO em toda essa página dos produtos, bem como nas páginas institucionais, gerando maior conhecimento da marca.

Quando falamos em SEO, todo o conteúdo que for criado para o blog precisa seguir os parâmetros corretos, como o uso de palavras-chave no texto e estruturação dos artigos. Dessa forma, o Google vai te empurrar para o topo da primeira página de resultados ao perceber que você oferece conteúdos de qualidade e que se encaixam nas pesquisas dos usuários da internet.

Um projeto de SEO tem seu custo muito variado, pois são diversas ações que geralmente são executadas de forma escalada, ou seja, em etapas.
Um projeto inicial que já gera resultado muito satisfatório, custa em torno de R$ 2.000,00/mês, mas existem projetos complexos com muitas ações variadas que já vimos custar R$40.000,00/mês.

Pró: Investimento gera retorno em visitas durante um bom tempo e não uma única vez como Ads (que vamos ver em detalhes a diante).
Contra: Se o cliente tem pressa, ads traz resultado amanhã. No SEO o resultado é maior, mas vem a médio ou longo prazo.

 

2. Presença Digital

A presença digital é um fator importante para que sua empresa se destaque e acabe parando na primeira página do Google. Seja para um e-commerce ou para um negócio local: O ideal é aproveitar todos os canais e plataformas que existem hoje em dia e usá-las a seu favor. Assim, sua página vai ser encontrada com muito mais facilidade.

Um exemplo muito famoso desse tipo são as redes sociais. Por isso, o mais indicado é que você esteja presente estrategicamente em todas as plataformas que sejam populares entre as pessoas, como o YouTube, LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. Dessa forma, você consegue alcançar públicos de vários lugares diferentes e o seu potencial de atração vai ser muito maior do que apenas estar em uma rede social.

Você pode usar algumas ferramentas de marketing digital criadas especialmente para publicar conteúdos de forma simultânea em todas essas plataformas. Pois já pensou ter que ficar publicando em uma de cada vez? Isso exigiria um time de profissionais e, como consequência, um custo muito maior. Essas ferramentas tendem a automatizar o processo de geração de conteúdo, além de permitir que você faça agendamentos para um mês inteiro em apenas um único dia, por exemplo.

Outro ponto importante que está relacionado com a presença digital é o SERP Domination, que trata-se de uma forma de ocupar diversas posições na página de resultados de pesquisa do Google. Por exemplo, quando um usuário pesquisar por determinado tipo de sapato, ele vai encontrar o link para o site da sua empresa, uma imagem do modelo da sua marca e um vídeo resenha sobre aquele produto. Nesse contexto, o seu site tem muito mais portas de entrada, pois seu site está aparecendo várias vezes na mesma página e as chances de conquistar o clique do internauta são muito maiores.

A presença digital de sua empresa pode ser feita internamente ou com uma agência de marketing digital especializada.
Como dissemos, este trabalho contempla criar conteúdo atrativo para Instagram, Facebook, Linkedin e até outras redes sociais como o Youtube. Quando feito por uma agência, o comum é a contratação de pacotes de criação + postagem, que geralmente partem de R$ 1.500,00/mês, dependendo da quantidade de conteúdo contratada.

Pró: Domine a pesquisa do Google com informações sobre sua empresa.
Contra: São muitas redes sociais pra trabalhar. Além disso, é um trabalho que precisa de equipe, não tem como fazer tudo sozinho ou precisa investir em uma agência de marketing digital.

3. Google Ads

O Google Ads é um serviço criado pelo Google para que empresas paguem para anunciar suas páginas nos resultados de pesquisa. Ou seja, essa abordagem é diferente da busca orgânica, pois ela vai entrar em vigor com muito mais rapidez, assim como gerar resultados a curto prazo. A desvantagem desta plataforma é que mesmo tendo resultados rápidos, este resultado é momentâneo em comparação com a pesquisa orgânica, que demanda mais tempo mas tem efeitos mais duradouros.

Esse tipo de plataforma funciona com a premissa do custo por clique, uma métrica muito conhecida no marketing digital que estima quanto será cobrado pelo serviço do anúncio. Além disso, as palavras que vão estar presentes no seu anúncio também têm um preço. Esses termos são cruciais para que quando um usuário faça uma pesquisa, ele receba um resultado e anúncios que façam jus às suas necessidades.

Nesse contexto, quanto mais demanda tiver por uma palavra, mais cara ela vai ser e o custo por clique aumenta. O Brasil se destaca por ser um dos países com as palavras-chave mais caras da América Latina, sendo que os preços podem chegar a US$ 78,10 por cada clique em anúncios. Alguns exemplos de palavras muito disputadas e mais caras no Brasil são “financiamento”, “marketing”, “seguro”, “crédito”, entre outras.

Assim, você pode usar o Google Ads para colocar seu anúncio na primeira página do Google, mas isso deve ser feito com muita cautela e com uma avaliação profunda acerca das palavras que devem ser usadas.

Investir em ads, no famoso links patrocinados é garantia de resultado imediato.
Se investir hoje, ainda amanhã você já pode colher algum resultado.
O custo de palavras-chave, conforme comentamos acima, podem ser muito altos. Mas é um custo que vai te trazer resultado imediatamente.

Pró: Resultados rápidos.
Contra: O mesmo valor investido em SEO vai trazer resultados por muito mais tempo.

Exemplo:
R$ 2.000,00 investido em Ads, com custo da palavra-chave em R$ 2,00, vai trazer 1.000 visitas no mês e basicamente “nunca mais traz visitas”.
R$ 2.000,00 investidos em SEO, podem trazer apenas 10 visitas no primeiro mês, mas 300 visitas no segundo e 2.000 visitas por mês durante 1 ano ou mais … o resultado será muito maior em visitas quando comparado a Ads.

 

4. Google Meu Negócio

Também conhecida como Google My Business, essa plataforma foi criada pelo Google para que os clientes encontrassem com maior facilidade as informações das empresas, incluindo a localização dela no Google Maps. Com essa ferramenta, é possível estabelecer um diálogo direto entre o consumidor e sua empresa, além de garantir uma lateral especial na primeira página do Google. Essa é a principal ferramenta para quem tem um negócio local, pois realmente atrai clientes a visitar a loja física.

Ela funciona de forma muito simples e você pode cadastrar sua empresa facilmente na plataforma e, melhor ainda, sem ter que pagar nada! Algumas das informações que podem ser inseridas são o horário de funcionamento, horário de pico de movimentação, telefones, endereço, perguntas frequentes, entre outros. Além disso, no quadro da sua empresa também estarão as avaliações dos clientes que visitaram o estabelecimento, incluindo comentários. É possível também colocar imagens do estabelecimento e até mesmo fotos de produtos com link de compra, no formato post.

De acordo com o próprio Google, as empresas que se cadastrarem nesta plataforma têm chances muito maiores de se destacarem na primeira página de resultados de pesquisa. Imagine a situação em que você é dono de um restaurante e um usuário está passando próximo a ele como seu carro, pesquisando no Google “restaurante mais próximo”. Nesse caso, o resultado da busca pode acusar em primeiro lugar o seu restaurante, assim como a localização e o cardápio do local. Viu como isso pode ajudar sua empresa?

Usando essa ferramenta o seu negócio é mais respeitado pelo Google, que vai fazer questão de te colocar em uma posição que seja visível para os potenciais clientes. O Google oferece gratuitamente este canal de divulgação gratuito para empresas, principalmente lojas físicas ou escritórios com endereço.

Pró: Com estratégia, conteúdo e configurações bem definidas, você vai pra primeira página do Google.
Contra: Não tem contra, mas precisa cuidar de mais esta “rede social”.

5. Portal AZim

O “AZim Negócios Locais” é um portal completo, que implementa diversas técnicas de marketing digital para alavancar um negócio local. Contratar esse tipo de portal traz uma série de vantagens para que sua empresa se destaque no Google com muito mais facilidade, ainda mais se ele for bem qualificado, como é o caso do AZim. É inegável que a presença digital é crucial para o desenvolvimento pleno de uma empresa nos dias de hoje. No entanto, muitas vezes o site sozinho não consegue dar conta de todas as demandas atuais e fica travado sem conseguir passar para o próximo nível. É aí que quem realmente entende de marketing digital entra em cena!

Com o AZim, você pode alcançar retornos financeiros muito mais altos e também economizar muito dinheiro, pois o AZim vai direcionar o seu investimento para os alvos que mais valem à pena. Esse é o caso do custo por clique, onde será feita uma avaliação do seu negócio local para determinar qual é a palavra-chave que vai colocar o seu anúncio em destaque, na maior parte dos casos possíveis.

Além disso, o time de especialistas qualificados dessa empresa garante que suas estratégias vão impulsionar o seu negócio. Sem dúvidas, você vai conseguir estar na primeira página do Google em menos tempo do que imagina. Além disso, o AZim está ciente de todas as novidades e necessidades que surgem e se renovam a cada dia que se passa no mercado.

Por isso, economize tempo e dinheiro e, consequentemente, ganhe resultados positivos no seu orçamento. Contrate o AZim agora mesmo!

Pró: Expertise
Contra: Não tem contra

Saiba mais sobre o AZim

O AZim formado por um time especialista em marketing digital, que está pronto para colocar o seu negócio local ou virtual no topo em todas as situações. Já pensou em ter o site da sua empresa no topo dos resultados de pesquisa do Google? É esse tipo de vantagem que o AZim vai garantir para sua loja. Todas as técnicas citadas neste artigo podem ser implementadas com ajuda do AZim.

Mas como essa empresa vai fazer isso? Você deve estar se perguntando. A agência pretende facilitar o processo de busca pelo seu produto. Isso só será alcançado devido ao time de especialistas qualificados do AZim, que possuem o conhecimento necessário para aplicar as estratégias de marketing da maneira mais eficaz para sua empresa, atraindo mais clientes para sua loja física.

Esses especialistas irão usar técnicas já conhecidas no mercado, como as técnicas de SEO e outros tipos de ferramentas que foram criadas pelo Google especialmente para desenvolver o alcance das empresas. Coloque sua empresa no mapa e esteja à frente dos seus concorrentes no mercado. Não perca a chance de contratar os serviços do AZim!

A empresa oferece planos de contratação gratuitos e outros pagos mais avançados, caso você esteja procurando maximizar com mais rapidez os resultados do marketing digital. O ponto diferencial com certeza está na expertise de muitos anos em marketing digital. De acordo com o seu valor disponível pra investimento, a equipe AZim vai lhe indicar a melhor solução para seu negócio ter resultados na internet.Tem interesse? Clique aqui e faça o seu cadastro rapidamente e não deixe de atrair mais pessoas para seu negócio local.

6. Partiu primeira página do Google!

Você já conhece as principais ferramentas para te levar à primeira página do Google. Agora é hora de identificar seu público, verificar os bolsos e escolher o que se adequa melhor à sua necessidade. Você já sabe quanto custa cada uma das opções e, com isso, já pode traçar uma estratégia para conquistar o tão sonhado lugar nas pesquisas dos internautas.

Mãos à obra!

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January 20, 2021 - Em Empreendedorismo

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