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5 formas baratas de atrair clientes para loja física

5 formas baratas de atrair clientes para loja física

Ter uma loja física é um desafio muito grande para os empresários aqui no Brasil. Por isso, muitos empreendedores buscam formas de conseguir atrair mais clientes para sua loja física sem ter que gastar muito dinheiro. Nesse contexto, é comum que o empreendedor faça investimentos em métodos que talvez não sejam tão eficazes para o seu negócio.

Como atrair clientes para loja física

Por isso, nós escrevemos um artigo especial que vai te dar 5 maneiras baratas de atrair clientes para sua loja física. Com nossas dicas, será possível atrair novos clientes com mais eficácia e volume, além de usar técnicas que são muito modernas, em conformidade com a sociedade que estamos vivendo atualmente. Está curioso? Confira nossas dicas e não perca a chance de aumentar o público da sua loja!

  1. Parceria com empresas da região
  2. Lista de transmissão no WhatsApp
  3. Marketing sensorial
  4. Parceria degustação
  5. Geolocalização

1. Parceria com empresas da região

Ser um parceiro de outra empresa pode ser considerado como ineficaz por alguns empreendedores. No entanto, uma parceria bem estabelecida entre empresas pode aumentar o seu número de clientes, reduzir os custos e beneficiar os dois lados ao mesmo tempo! Esse tipo de aliança é mais valiosa do que você imagina, mas como você pode fazer isso?

O primeiro passo que deve ser tomado é encontrar alguma empresa na região que compactua com os valores do seu negócio e que você confia, já que você não vai fazer negócio com uma empresa que quer te causar problemas. Depois disso, todo o processo deve ser debatido entre vocês dois com muita transparência.

Estabeleça quais são os objetivos da aliança e como vocês vão alcançá-los em conjunto. Uma abordagem muito comum é que seu negócio ofereça descontos ou brindes para os funcionários que fizerem compras na loja parceira. Outro exemplo é usar os canais de ambas para divulgar os produtos e serviços uma da outra. Isso é ainda mais eficiente quando os serviços das empresas se completam de alguma forma ou que possuem o mesmo tipo de público-alvo.

Dessa forma, com o surgimento de novas empresas todos os dias, é muito vantajoso para o seu negócio estabelecer algumas alianças e atrair mais clientes para sua loja física. É possível alcançar a otimização de processos da sua empresa por meio da cooperação mútua e somar as competências. A verdade seja dita: é muito difícil que uma empresa sozinha consiga dar conta de todas as demandas do mercado atual!

2. Lista de transmissão no WhatsApp

Várias empresas sentem muita dificuldade de alcançar os seus clientes e criar um tipo de engajamento mais direto. Isso pode acontecer devido a grande quantidade de contatos, por exemplo, tornando o processo de enviar mensagens específicas para várias pessoas muito trabalhoso e impossível de ser feito de forma eficaz. Por isso, as listas de transmissão do WhatsApp surgiram para revolucionar esse canal de contato.

Na própria conta do WhatsApp Business, destinada para empresas e negócios que querem ter um perfil específico para seu empreendimento, é possível usar a lista de transmissão. O funcionamento dessa ferramenta é muito simples e basicamente você vai enviar diversas mensagens para vários clientes diferentes ao mesmo tempo! Isso também permite que você segmente seus clientes em grupos.

Aliás, as listas atuam como um grupo na plataforma, a diferença é que quando você enviar uma mensagem ela será direcionada para o chat privado de cada um, como se o cliente estivesse recebendo uma mensagem do seu amigo. Isso te aproxima mais ainda dos seus clientes e facilita a atração para sua loja física.

Para tanto, é preciso que o seu cliente tenha o número da sua empresa salvo em seu celular, atuando como uma permissão para receber as mensagens da transmissão. Você pode criar várias listas de transmissão e dividir o perfil de cada cliente, como criar uma para clientes que já conhecem a loja e outra para quem nunca comprou os seus produtos.

3. Marketing sensorial

O marketing sensorial é uma estratégia que poucas lojas aplicam no seu cotidiano. Basicamente, essa técnica utiliza os diversos sentidos dos seus clientes, a fim de criar um ambiente de vendas que, literalmente, faz jus ao gosto do cliente. Essas técnicas, sem dúvida, são um diferencial em comparação aos seus concorrentes e vão por sua loja física em destaque em toda a região.

A criatividade nessa técnica deve correr solta. Você pode explorar todos os sentidos do seu cliente, como o olfato e audição. Um exemplo disso é criar playlists de músicas que agradem o seu tipo de cliente, isto é, se o seu público-alvo for pessoas jovens, coloque músicas mais populares para tocar quando sua loja física estiver repleta de tal perfil de consumidor. Dessa forma, os visitantes da loja física vão se sentir mais confortáveis e “mimados”, fazendo-os ter vontade de retornar àquele ambiente agradável.

O principal objetivo dessa estratégia é deixar de lado o monótono e padrão modo de venda, como anúncios e produtos jogados nas prateleiras. Se a sua empresa for de alimentos, melhor ainda, trabalhe os aromas do local e exponha produtos que deixem seus clientes com água na boca, trabalhando o sentido visual com mais profundidade.

4. Parceria degustação

Trazendo à tona novamente o tópico de parceria entre empresas, agora vamos falar de algo muito importante no mercado: a parceria com empresas que promovam a degustação. Nessa estratégia, sua empresa faz uma aliança com outra empresa ou fornecedor, para promover na sua loja física ou ponto de atendimento uma degustação de determinado produto. Você nem imagina como os clientes e consumidores vão achar isso interessante, atraindo ainda mais pessoas para sua loja.

Quando falamos em degustação a primeira coisa que imaginamos são comidas deliciosas e petiscos, todavia, a degustação não se restringe apenas a esse tipo de produto, apesar de ser o mais comum na técnica. Você pode firmar uma parceria como um fornecedor de produtos de limpeza, cosméticos de beleza, equipamento, enfim, qualquer produto que possa passar por uma demonstração na sua loja.

Um exemplo disso foi quando a marca Crocantíssimo fez uma parceria com o aplicativo 99, distribuindo amostras do seu produto nos carros dos motoristas. Isso promoveu a marca de comida e ao mesmo tempo deu credibilidade para a empresa de transporte, já que seus clientes se sentiram bem atendidos. Isso vai aumentar a movimentação da sua loja, sem sombra de dúvidas.

5. Geolocalização

A geolocalização é uma estratégia de marketing para sua empresa que permite que o seu público consiga encontrar o seu ponto físico de atendimento no mapa sempre que precisarem. Por isso, é muito importante estar bem localizado na internet. Pense na seguinte situação: um cliente pesquisa pela loja de sapatos mais próximas da sua residência e a primeira coisa que dá de cara é com um anúncio do seu estabelecimento e como ele pode chegar até ele.

Dessa forma, o seu alcance de público atinge patamares muito mais altos. Esse é um tipo de serviço oferecido pelo AZim, uma agência de marketing digital que está pronta para te ajudar a colocar sua empresa no mapa da internet. No site da agência você pode ter uma noção de como o serviço funciona, já que na sua página principal você pode encontrar um mapa com todos os estabelecimentos que decidiram aderir a esse tipo de serviço.

Você também pode integrar os serviços de geolocalização para saber onde os seus clientes estão, através de um aplicativo da sua marca, por exemplo. Claro que isso é feito com autorização do seu cliente. Nesse caso, é possível saber qual será a necessidade do cliente com base na sua localização e como você pode oferecer uma solução da melhor forma possível. Imagine que o seu cliente está próximo da sua loja e recebe uma mensagem convidando-o para participar de um evento de degustação na sua loja, já pensou? Isso vai atrair muito mais gente com mais facilidade para sua loja física.

Sobre nós do AZim

O AZim é uma agência de marketing digital que está pronta para colocar o seu negócio no topo em todas as situações. Já pensou em ter o site da sua empresa no topo dos resultados de pesquisa do Google? É esse tipo de vantagem que o AZim vai garantir para sua loja. Todas as técnicas que nós falamos no artigo podem ser implementadas com ajuda dessa agência. Mas como ela vai fazer isso? Você deve estar se perguntando.

A agência pretende facilitar o processo de busca pelo seu produto. Isso só será alcançado devido ao time de especialistas qualificados do AZim, que possuem o conhecimento necessário para aplicar as estratégias de marketing da maneira mais eficaz para sua empresa, atraindo mais clientes para sua loja física.

Esses especialistas irão usar técnicas já conhecidas no mercado, como as técnicas de SEO e outros tipos de ferramentas que foram criadas pelo Google especialmente para desenvolver o alcance das empresas. Coloque sua empresa no mapa e esteja à frente dos seus concorrentes no mercado. Não perca a chance de contratar os serviços do AZim!

A agência oferece planos de contratação gratuitos e outros pagos mais avançados, caso você esteja procurando maximizar os resultados do marketing digital. Tem interesse? Clique aqui e faça o seu cadastro rapidamente e não deixe de atrair mais pessoas para sua loja física.