5 dicas pós venda para loja física

A experiência de compra não se limita à conclusão da venda. Como o pós-venda, há mais por trás disso. Em um mercado altamente competitivo, os menores detalhes são os mais importantes. Portanto, diferenciar-se é estar à frente da concorrência, o que beneficia tanto o consumidor quanto o lojista, principalmente se você tem uma loja física.

É muito importante entender como é a experiência do cliente, e o pós-venda pode trazer esse tipo de retorno.

O atendimento ao consumidor é comprovado de várias maneiras, sendo que nas lojas virtuais esse recurso deve ser mais evidente do que nas lojas físicas, pois no e-commerce as lojas e seus clientes não possuem conexões visuais e humanas.

O pós-venda é muito importante e deve estar aos olhos dos empresários, mas isso não é realidade.

5 dicas pós venda para loja físicaOs lojistas tendem a gastar a maior parte de seu investimento para atrair novos clientes em potencial e raramente se preocupam em reter antigos clientes.

Você sabia que os clientes que já compraram com você, têm 50% de chances de voltar a comprar novamente. Não há nada de errado em investir na captura de leads, mas focar na captura de leads pode prejudicar sua imagem de e-commerce e pode desperdiçar muitas oportunidades de maximizar sua receita.

O pós-venda também significa ser transparente com o cliente, o que mostra uma comunicação clara, pois quando a transação é finalizada, você também deve ter um cuidado redobrado.

Vantagens do pós venda em uma loja física

 

O pós-venda mostra aos clientes que a empresa é séria e está relacionada com todos os processos que envolvem a loja.

O pós venda e a construção da fidelidade do cliente é mais benéfico para sua loja do que atrair novos clientes: “O custo de adquirir novos clientes é 5 a 7 vezes maior do que manter os clientes existentes.”

Além disso, o pós-venda mostra aos seus clientes que ele não é apenas um número, mas que você se preocupa com a satisfação dele.

Com o feedback do consumidor, sua empresa pode produzir produtos melhores para agradá-lo.

Um serviço pós-venda bem executado garante feedback, pode ajudar a empresa a verificar falhas no atendimento, apontar pontos que podem ser melhorados e analisar a satisfação com os produtos, serviços e recebimentos.

Se o processo de compra (incluindo pós-venda) for conduzido corretamente, o charme de atrair clientes é a chave para as consequências naturais. Para desenvolver esta estratégia com sucesso, é necessário conhecer as duas possibilidades de adicionar este método.

 

5 dicas de como fazer pós venda em loja física

1. Pós venda receptiva ou ativa

5 dicas pós venda para loja físicaA empresa disponibiliza meios de comunicação para que os clientes possam contatar rapidamente, como telefone, e-mail, caixa postal, mas podem sempre receber agradecimentos, sugestões, questões ou reclamações.

Existem algumas estratégias que auxiliam no processo de fidelização do cliente, reduzindo assim o risco de crise.

O dono da loja entra em contato com o cliente alguns dias após a entrega do produto, isso deve ser feito independente da compra ser feita em loja física ou virtual.

Seja por telefone, e-mail, WhatsApp ou outras redes sociais, a empresa tem indicado aos consumidores que desejam saber mais sobre sua experiência de compra.

Oferecer descontos ou brindes também é uma forma eficaz de obter o feedback do consumidor.

2. Responda de forma rápida

Nunca deixe os clientes sem respostas, mesmo que você não a tenha na mesma hora.

Mesmo que não encontre uma solução imediatamente, você deve provar que suas informações são relevantes e que fará o possível para resolver o problema.

3. Conheça seus clientes

Saiba com quem você está batendo papo, pesquise o histórico do consumidor e esteja sempre atualizado. Isso vai nortear o relacionamento com os clientes e, assim, prestar serviços mais eficazes. Você pode, também, realizar pesquisar após a compra do cliente o que ele achou sobre todo o processo, desde o produto até o atendimento final.

4. Seja esclarecedor

Prove que você está disposto a ouvir as opiniões dos clientes para fazer melhorias e ser capaz de fornecer serviços mais satisfatórios na próxima vez. Apresente sua visão e crie soluções que sejam benéficas para os consumidores e para a empresa.

Valorizar a opinião do cliente e responder suas dúvidas de maneira esclarecedora pode garantir que ele volte mais vezes e, até mesmo, recomende a sua loja para outras pessoas em virtude do atendimento e, obviamente, da qualidade do produto que ele adquiriu.

5. Foque em estimular os clientes inativos

Manter contato com clientes inativos pode ser uma boa opção para restaurar esses clientes em potencial.

Desta forma, você pode provar que sua loja é relevante para os clientes e pode recebê-los de volta.

Por fim, não se esqueça de que a maneira como você trata seus clientes refletirá a maneira como a imagem da loja é projetada. Preste atenção a esse mecanismo, ele é tão importante quanto o pós-venda.

Qualquer pessoa que acredita que um processo de vendas bem-sucedido termina depois que um cliente conclui uma compra está errada. Para atrair consumidores, devemos redobrar nossos esforços para atrair consumidores.

Depois de fechar a compra, AGRADEÇA!

A compra foi realizada com sucesso! É legal, mas, como mencionei antes, não para por aí.

Chegou a hora de enviar um e-mail de agradecimento informando suas preferências de compra e todas as informações sobre o produto e o programa. Já pensou a surpresa dele de receber um e-mail de agradecimento de uma compra que fez na loja física?

Nesta fase, é importante convencer o cliente, dizendo-lhe que pode ter a certeza de que fez o melhor negócio ao escolher a sua loja física.

5 dicas pós venda para loja físicaPor falar em satisfação, fique tranquilo, pois é muito útil na decisão de compra.

Comprometa-se, e cumpra perfeitamente prazos e promessas. Se você prometer um desconto, dê um desconto. Ao abrir a embalagem, ele também surpreende seus clientes! Os mimos fazem qualquer pessoa feliz, e as chances de recompra de sua empresa aumentaram.

É legal mostrar para o cliente que você se importa com ele, que você está sempre disponível e pronto para melhor lhe atender, pode ter certeza que na hora de realizar uma compra esse cliente vai pensar em você como vendedor.

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